14 de janeiro de 2013
Olá Makelitas! Sempre estamos por dentro das tendências relacionadas à moda, mas será que sabemos a origem de termos esse gosto tão intenso? Engana-se quem acha que só nos últimos anos, que surgiu a preocupação em se vestir bem e estar bem arrumada! O interesse e vontade de estar bem vestida vêm de muito tempo!!! Pois é, as mulheres sempre pensaram nisso e cá entre nós, de um jeito muito bem pensado e que exercemos ele até hoje.

Bom, para termos noção disso então teremos uma breve viagem na História. Desde os primórdios, os seres humanos se vestiam com peles de animais com intuito inicial de proteção. E com o passar do tempo o objetivo da vestimenta se transforma de proteção para demonstração de status e poder. Um breve exemplo disso, na época medieval, a cor roxa só era utilizada pela nobreza, ou seja, a figura do Rei, isso porque a fórmula de fazer a cor era um segredo Bizantino, onde apenas uma família sabia reproduzir esse tom, limitando assim, o uso da cor na época. De acordo com um artigo na Revista Época, a respeito da História da Beleza feminina, destaca a forma do corpo feminino e a utilização de espartilho há muitos anos atrás, por exemplo, para se encaixar dentro dos padrões de beleza.

 
Alguns figurinistas da década de 1920 tem grande importância para o guarda roupa das mulheres até hoje! Jacques Doucet, por exemplo, foi um figurinista francês que, em 1927 introduziu as ligas rendadas. Já Coco Chanel, criou a moda dos cortes retos, blazers, os clássicos cardigãs, os colares compridos que é um grande charme, boinas e a utilização de cabelos curtos. O estilista francês Jean Patou, teve o foco na criação de roupas esportivas. Além disso, também revolucionou a moda praia, com seus maiôs.
 
Jacques Doucet        
 
                     
 
Coco Chanel
 
 
               
 
Jean Patou
 
E sabe aquele sentimento nosso de acordar num lindo dia com o sol brilhando e com aquela vontade de usar um vestidinho bem fresquinho? Pois é, isso não acontece só individualmente com cada uma de nós, a influencia da sociedade e do ambiente da qual vivemos interfere e muito no nosso modo de se vestir! Exemplo disso, são as roupas utilizadas nas décadas de 60 e 70, época dos hippies, onde transmitiam a paz e amor, lemas comuns da época, por cores alegres e estampas floridas, demonstrando sensibilidade, romantismo, descontração e bom humor. Esse fator também estava totalmente relacionado ao sistema politico vigente, demonstrando assim, a liberdade de expressão perante o regime ditatorial em países como o Brasil, Chile e França.
 
 
Sim Makelitas, deixe que o que há de melhor em você se torne característica incofundivel e única do seu estilo. O que importa é se sentir bem, do jeito que você é! Permita que o seu estilo se torne HISTÓRIA!
 
Beijão, Jéssica.
                 

0 comentários:

Postagens populares

Sobre nós

Já curtiu a make?

Twitter

Tecnologia do Blogger.

We Heart It